Calma que ainda não fiquei doido. Bem, pelo menos não ainda. O fato é: centenas de pessoas procuram a Garagem de Ideias com a mesma reclamação:
“Impulsionei uma publicação no Facebook e não tive retorno”
E adivinha? Isso vai continuar acontecendo até que você entenda o que está fazendo de errado.
Segundo dados do Facebook, o Brasil já conta com mais de 100 milhões de usuários ativos na rede social. No mundo já são mais de 2 bilhões de usuários.
NÓ!
#01 – Não existe receita de bolo
Isso mesmo. Sabe aquela receita de bolo que você consegue copiar e fazer sucesso com a família? Então, isso não é possível com anúncios. O que dá certo com uma empresa de cursos como a Garagem pode não dar certo com uma Farmácia, MAAAAAAAAS, nada te impede de analisar seus conteúdos publicados que tiveram mais sucesso com os usuários.
Isso pode te ajudar na hora de perceber que tipo de conteúdo faz mais sucesso com o seu cliente em potencial.
Caso você esteja começando um negócio e ainda esteja sem um norte, lá vai a dica de ouro: analise o conteúdo dos seus concorrentes. Isso pode te dar uma ideia de como começar.
#02 – Use títulos chamativos
Pode confessar: você só começou a ler esse texto por causa do título chamativo. O título foi de propósito. Seja no Facebook, Instagram, Whatsapp ou Linkedin, use títulos que chamem a atenção e desperte o interesse o usuário.
Pegando como exemplo nosso texto: para você ter chegado até aqui em sua leitura, com certeza o texto está interessante e provavelmente está cumprindo com a proposta inicial, que é te auxiliar. Faça o mesmo com quem teve o interesse em ler o seu conteúdo ou assistir o seu vídeo. Um bom título é bom, mas um bom conteúdo é fantástico.
O cliente precisa ser conquistado e você não vai conseguir isso com um conteúdo qualquer. Se você quer a atenção dos clientes, chame a atenção de um jeito diferente.
#03 – Resolva o problema do cliente
Gaste menos tempo falando sobre o seu produto. Isso é quase tão chato quanto entrar em contato com o cliente apenas para vender. O seu foco precisa estar em mostrar para o cliente como o seu produto ou serviço pode solucionar um problema. Vamos aos exemplos:
a Soluti Certificação Digital é uma Autoridade Certificadora que oferece soluções em certificação digital e, ao invés de divulgar “Compre o seu Certificado Digital”, foca sua comunicação na solução.
Já na capa do Facebook da Soluti o usuário se depara com a chamada “A qualquer tempo, onde você estiver”.
#04 – O usuário precisa ter ação
Você sabe o que é um Call to Action? Muito provavelmente o seu maior erro esteja a ausência de um CTA nas publicações.
Atingir um grande número de pessoas é o primeiro grande passo de um bom anúncio, mas não para por ai. O anúncio precisa ser feito com uma imagem clara e um texto provocativo. Tudo para atrair a atenção do usuário e o tão sonhado cadastro.
O CTA nada mais é do que um botão de ação. No caso de publicações nas redes sociais, pode surgir como link direcionando o usuário para um site, blog, loja virtual ou uma landing page. O CTA é o responsável pelo acesso do seu cliente em potencial ao seu conteúdo.
Atingir 10 mil pessoas interessadas no seu produto ou serviço é bom, mas, quantas pessoas serão realmente impactadas com a sua mensagem a ponto de se cadastrarem?
#05 – Preciso mesmo usar um CTA?
Depende. Você quer vender? Habilitar um link na publicação anunciada é uma prática muito comum por empresas de diferentes tamanhos. Vamos aos exemplos:
A Conta Azul é uma das empresas que contam com conteúdo no Facebook que direciona o usuário para um Blog próprio. A prática é excelente por um simples motivo: o Facebook é uma casa alugada e as regras não são nossas.
O Facebook entrega suas publicações para menos de 2% dos usuários que seguem a sua página comercial. A rede social faz uso da prática para estimular que empresas paguem anúncios. A lógica é a mesma usada em jornais impressos: se existe uma grande quantidade de pessoas ali, isso pode ser monetizado.
Com um link levando usuários do Facebook para um blog próprio, você possibilita CTAs de diferentes formatos e posições, com diferentes funções no que gosto de chamar de “casa própria”, já que dentro do seu Blog as regras são suas.
Moral da história
Aprender a anunciar nas redes sociais é importante, mas isso precisa estar muito bem estruturado para que o usuário não seja só mais um. O sucesso ou o fracasso do seu anúncio só depende de você!
Post curto, objetivo e riquíssimo (como sempre)! Parabéns.